sexta-feira, 27 de março de 2009

MORTE LENTA !!!


O mundo inteiro está cansado de saber e totalmente convencido, que fumar é prejudicial a saúde. E pior para quem não fuma e está por perto de um fumante. Embora não saibamos ainda, a intensidade dos danos causados à saúde do fumante passivo; sabe-se que ele corre o mesmo perigo dos que fumam.
Então por que fumamos ? Será que há necessidade mesmo de tentar provar a alguém, uma coisa que todos nós sabemos ? Muitos nem sabem por que fumam, as vezes alegam os mais variados motivos, dizem que fumam porque são anciosos, fumam porque fumar emagrece, fumam porque são viciados e assim a humanidade continua fumando, mesmo sabendo de todos os males causado pelo fumo.

Mas será mesmo necessário falar desse males que todos sabem de cor e salteado. É sim, é sempre bom lembrar, pois o inimigo é cruel, e o seu uso causa danos terríveis a nossa saúde, entre eles destaco : a hipertensão arterial, as cardiopátias, a halitose ou mal hálito, dentes amarelados, impotência sexual e o mais grave o câncer de boca, da laringe, da faringe e dos pulmões. Agora temos que admitir, que existem muitas medidas de combate ao tabagismo, desde a proibição do fumo em vários lugares, os fumódromos quase não existem mais, as avertências feitas nos maços informando os tipos e quantidades de veneno que inalamos ao fumarmos, e até as fracas campanhas governamentais.
Por que o governo ainda se omite diante de problema tão grave ? Porque se o governo resolver combater com rigor o uso do tabaco, perderá muito dinheiro na arrecadação dos impostos do cigarro, que se não for a maior é uma das maiores cargas tributárias do país, só a Souza Cruz pagou mais de 3 bilhões de dólares de impostos sobre seus produtos.
Por outro lado, gastam-se fortunas na área da saúde e segundo a Fundação Osvaldo Cruz algo em torno de 340 milhões de reais são gastos por ano curando doenças causados pelo fumo. O preço cobrado pelo cigarro aqui no Brasil é relativamente barato em comparação a outros países, que investem pesado no combate ao fumo . Na europa por exemplo em países como a França e a Inglaterra o maço está entre 12 e 15 reais.
No mundo inteiro praticamente não existe mais a propaganda favorável ao cigarro, em todos os maços que são comercializados está estampado em destaque os males que são causados pelo fumo, aqui no Brasil inclusive com fotos repugnantes e assustadoras, mostram um feto dentro de um pote, um homem sem perna, um pulmão negro , ratos e baratas e até uma inusitada foto que para mim é a mais repugnate de todas a imagem de uma cinza do cigarro se curvando representando a impotência sexual. Será que isso tudo não basta ? Não, o esforço de todos agora é tentar proibir o uso do cigarro em todos os lugares, acabando com áreas reservadas a fumantes. Mas não podemos contar com o governo, pois eles não querem deixar de arrecadar bilhões de impostos , mesmo sabendo o mal que estão fazendo a todos.

Já existe dentro do próprio governo pessoas tentando proibir, entre elas o governador de São Paulo José Serra e o ministro da saúde José Gomes Temporão se alguma lei for aprovada terá que ser cumprida.
Dizem que tudo que é proibido é mais gostoso. Mas nós fumantes estamos sendo discriminados, mal visto, e as vezes até agredidos por causa do cigarro como se fossémos nocivos a sociedade.. O que antes era um charm, um estilo, uma maneira das pessoas se destacarem ou aparecerem na sociedade, hoje se tornou algo destestável, não nos sentimos mais a vontade para fumar como antigamente. Se vou a casa de algum amigo não fumante sinto-me constrangido em acender um cigarro, como o vício ou a falta de vergonha fala mais alto, muitas vezes evito visita-los. Até no mercado de trabalho já existe uma grande pressão para não se contratar fumantes, o motivo é óbvio, fumantes produzem menos pois quando param de trabalhar para estimular o vício, perde-se em média quinze minutos, então numa jornada de oito horas se o fumante fumar quatro cigarros teoricamente roubou uma hora da empresa, além de adoeçerem mais. Embora ainda existam médicos fumantes, eles continuam pregando que as pessoas não devem fumar, que o fumo mata etc...
Assustador é o que o ministério da saúde faz quando manda escrever nos maços que ali existem mais 4.700 substâncias nocivas a saúde, não conheço ninguém que sobreviveu ingerindo tanto veneno assim então basta que alguém ( se for médico então é pior ) fale ou escreva alguma coisa que aconteceu com alguém por causa do cigarro o pânico é geral.
Indiferente a tudo isso está o presidente Lula um fumante que segundo ele : todo mundo tem o direito de fumar desde que não incomode os outros.
Infelizmente tenho que concordar com ele. Pois sou fumante e sou estúpido também . " O Povo Adverte o Governo é Prejudicial a Saúde. Fala Sério !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário !