quinta-feira, 28 de maio de 2009

SER LÍDER !!!

O Monge e o Executivo.

Quando li o livro acima mencionado, do autor James Hunter, ele ocupava a muito tempo a lista dos mais vendidos. Parece que, todo mundo leu esse livro e virou mania ficar falando dos conceitos abordados. Agora que resolvi escrever sobre esses conceitos, percebi que o livro ainda continua em evidência. Mas será que todos que leram o livro, entenderam e interpretaram da mesma forma. Alguns estão comparando líder com monge ou sacerdote. Não sou nenhum especialista no assunto mas sei muito bem as diferenças entre líder e sacerdote. São completamente diferentes em seus princípios, valores morais e espirituais, objetivos e metas. Sem falar que um busca resultados econômicos e o outros são totalmente despreendidos desses objetivos, pois buscam paz espiritual, caridade, etc... Um líder não pode agir como um sacerdote que pregam o evangelho com suas regras, leis e verdades estabelecidas. O líder precisa está em constante aprendizado, têm muitas dúvidas e principalmente precisa ser criativo para desenvolver novas ideias e conceitos. A rotina deles são bem diferentes, o sacerdote faz sempre as mesmas coisas, não cumpre prazos e nem tem metas a alcançar. A sua renda vem dos fiéis. O líder não pode perder tempo, pois tem prazos estabelecidos e metas a cumprir. O dinheiro do líder vem do seu trabalho, que gera empregos e mantem a sociedade e as famílias. O sacerdote prega a dor, o sofrimento. O líder precisa defender seus colaboradores dos infortúnios e evitar comportamentos inadequados. O sacerdotes se calam e pregam a obediência as leis de Deus. O líderes ou os executivos precisam se diversificar, conviver com as diferenças e inovar sempre. O sacerdote defende a obediência o executivo a disciplina. Me identifico mais com o líder do que o sacerdote. Nunca fui fácil para obedecer gosto de perguntar, mas sou disciplinado. Não gosto de cumprir ordens simplesmente por cumprir, quero saber o porque, penso que quem manda fazer, tem que saber fazer. Não preciso de teste vocacional para saber se sou líder ou sacerdote. Por esse motivo nunca fui demitido, sempre pedi demissão.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

SER CRIANÇA !!!

Crianças super dotadas.

Todos os dias surgem crianças super dotadas, e muitos pais não sabem o que fazer com essas crianças. O melhor que os pais podem e devem fazer é não forçar a criança. Mas será que eles devem deixá-los crescer para que eles mesmo decidam o que fazer de suas vidas ou direcioná-los desde cedo ? Depende das habilidades da criança. Se for pelo esporte, a música ou outra área artística o aprendizado deve ser feito cedo. Conforme a criança for crescendo e se desenvolvendo pode-se incluir outras atividades, desde que não sobrecarregue as crianças. Criança tem que ser criança e tratada como tal. Faça com que a criança aprenda a ser honesta, pois quando crescer isso vai ser fundamental, para uma avaliação correta de suas habilidades e espectativas. É preciso acompanhar de perto o desenvolvimento da criança ou jovem orientando sobre seus pontos fracos e fortes, e o que pode ser feito para melhorar. É importante ter um acompanhamento de um profissional especializado e competente para traçar metas e objetivos. Busque um ponto de referência e não deixe-o desistir. Invista em treinamentos e cursos especifícos, ensine-o a se auto-analizar e faça ele perceber, que deve melhorar sempre.O mundo inteiro precisa de pessoas talentosas.

terça-feira, 26 de maio de 2009

VOCÊ SABE SER CHEFE ?

Durante muito tempo em minha vida, trabalhei sempre em cargos de chefia. Já fui encarregado e chefe de setor pessoal,encarregado de obra, gerente administrativo financeiro. Exercendo essas funções aprendi que nem sempre somos do jeito que nossos subordinados gostariam que fossemos. Como sempre detestava meus chefes, tinha uma preocupação em saber sempre o que meus subordinados pensavam sobre mim, tentando assim melhorar a nossa relação no trabalho. Sei que ninguém é perfeito, por isso nunca pensei em perfeição, queria apenas ser um profissional diferente. Então adotei algumas posturas diferentes em relação aos meus colaboradores. Sempre fui sincero e autêntico, pedia a opinião deles e adotava as sugestões de mudanças que eram sugeridas, sempre era claro no que queria que fosse feito, valorizava o ser humano não só o profissional, mantinha uma postura de respeito e cordialidade com todos, os feedbacks eram constantes e na hora certa, mantinha um ambiente descontraído e alegre, demonstrava que confiava neles, antes de pedir para fazer ensinava como fazia, não prometia o que não podia cumprir, tomava decisões em conjunto e com bastante coerência, chamava a atenção com educação, mostrava o erro e ensinava como deveia ser feito, não desperdiçava nosso tempo com bobagens, valorizava a produção, implantava benefícios sociais, agradecia sempre. Por que eu agia dessa maneira ? Porque era assim que eu queria que meus chefes me tratassem. Agindo dessa maneira, sempre obtive resultados excelentes, fiz bons amigos, nunca agredi nem fui agredido. Se os " chefes " soubessem que esses pequenos gestos fazem toda a diferença, eles jamais agiriam de outra maneira.