quarta-feira, 8 de abril de 2009

EDUCAÇÃO !!!

Tudo muda o tempo todo no mundo, e a educação mudou, em alguns aspectos para melhor, as crianças começaram a estudar mais cedo, as novas tecnologias, o novos métodos de ensino, o acesso a internet , trouxeram diversos benefícios a educação. Mas também piorou bastante no que diz respeito a : disciplina, comportamento, respeito aos professores e educadores, e a situação fica mais crítica no ensino público. Penso que o principal motivo seja a relação familiar, muitos pais hoje não conseguem acompanhar o desenvolvimento dos filhos na escola, por terem que trabalhar muitas horas e em muitos lugares durante o dia, para garantir um sustento aos seus pares , também tem aqueles que não querem nem saber dos filhos e outros acham que a educação deve ser de responsabilidade exclusiva da escola e todos nós sabemos que não é bem assim. Se por um lado, os pais não conseguem ou não querem educar seus filhos, do outro a escola também sozinha não consegue fazer milagres. Mas a questão que levanto é a seguinte : É bom começar cedo ? Primeiro gostaria de exclarecer que o cedo aqui é o maternal . Então primeiro vou falar dos meus filhos mais velhos, hoje com 28 anos universitário e minha filha de 25 formada. Ambos não começaram tão cedo lembro-me, que tentei colocar o primeiro no jardim de infância, mas no segundo semestre por falta de adaptação dele e de experiência minha tirei ele da escola, porque ele demonstrava insatisfação, chegando inclusive alegar embora eu não acredite, que a professora batia nele, na verdade ele estava querendo sair da escola e tentou usar isso para ver se conseguia, conseguiu mas não foi por esse motivo, e sim porque pensei que ele era muito novinho para frequentar a escola e deixamos para o ano seguinte. Já com a segunda nem tentamos coloca-la muito cedo, quando começou a frequentar a escola já foi para o pré-primário e no ano seguinte se alfabetizou. Até aí tudo bem, continuaram estudando, crescendo, acompanhei o desenvolvimento, as reações e desenvoltura deles. Sempre me preocupei muito com a educação deles, penso que não devemos criar filhos e sim educa-los, talvez porque " criava cães " e percebia que existe uma grande diferença entre criar e educar, para mim funcionou uma está formada e o outro na universidade. Agora depois de 18 anos veio a caçulinha e confesso que estou assustado com tudo que estou vivenciando, ela é muito mais esperta, criativa, desenvolvida e até mais teimosa que os irmãos. Faço-me muitas perguntas do tipo : por que com ela é dessa maneira, por que tenho mais dificuldade de educa-la, por que ela me questiona tanto, quer saber de tudo, não aceita um " não " como resposta e já vem logo com a pergunta que odeio " por que não " , odeio porque muitas vezes não sei responder. Sei que as novas tecnologias, a televisão, a internet tudo isso contribuiu e contribui para que isso aconteça. Mas tem uma coisa que me deixa muito angustiado, eu não saber se fiz e faço a coisa certa . Mas que fez toda a diferença pois o fato dela ter ido para a escola muito cedo, na verdade nem era escola era um berçário , depois veio o maternalzinho, jardim de infância, pré-escola, alfabetização ... houve outras mudanças, fez com que ela tivesse um aprendizado rápido e um excelente desenvolvimento.Hoje ela tem 6 anos e está no segundo ano. Soube de uma pesquisa feita nos Estados Unidos ,sobre esse assunto de mandar os filhos para a escola muito cedo e as conclusões de certa forma me aliviaram muito. Pois segundo os pesquisadores, o resultado da pesquisa foi que : ingressar na escola muito cedo além de não ser prejudicial as crianças, costuma ser positivo no aprendizado a longo prazo. O estudo demonstrou que as crianças que ficavam em casa até os 5 anos com babás, avós ou a propria mãe tinham o rendimento menor que as frequentaram a escola desde cedo, que se sairam melhor em todas as disciplinas e tiveram um desempenho maior.
Para mim ficou claro diante do que tenho vivido que o fato da minha filha caçula ter ido para a escola muito cedo vai contribuir muito para o sucesso dela nos estudos no futuro. Outro dado valioso da pesquisa é que as crianças que foram muito cedo para a escola antes dos 3 anos, não houve tanta melhora nesse quadro pois o que pesa mais no desenvolvimento intelectual delas é o afeto e a atenção individual não importando se vem da escola ou não. Mas que a partir dos 3 anos a escola passa a ser mais proveitosa. O mais importante é que nós pais fiquemos atentos para as mudanças e que não adianta se assustar que nesse mundo globalizados as crianças de hoje não são mais como as de antigamente . Mas também são graciosas, belas, sensíveis e acima de tudo são : Crianças !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário !